Bem-vindo ao NUTRIÇÃO DE FAMÍLIA!
Aqui entendemos que a alimentação nutre mais que corpos, nutre relações.

Arabic Chinese Simplified English Spain Russian French Portuguese

terça-feira, 1 de junho de 2010

Como mudar um hábito alimentar?

Devagar. Essa é a resposta. Toda mudança requer adaptação. Precisa ser incorporada na rotina, virar um hábito. Por isso, temos que ir aos poucos. Uma coisa de cada vez. Hoje sabemos muito sobre práticas de vida saudáveis, como alimentação equilibrada e atividade física. Contudo, colocá-las em prática é o grande dilema.  A sensação é de uma grande mudança. O que traz inquietação para nós e para nossas famílias. O segredo é fazer pequenas grandes conquistas. Por exemplo, liste 10 coisas que você sabe sobre alimentação saudável. Dessas, verifique quais não fazem parte da sua rotina. Agora, veja qual dessas últimas é mais fácil de você incorporar ao seu dia-a-dia. Pense do que você precisa para realizá-la e como irá fazê-la. Por fim, faça um compromisso com você mesmo: durante essa semana vou fazer esse pequeno gesto por mim. Só volte a lista e reinicie o processo quando esse pequeno gesto for rotina para você.
PS. Não deixe para segunda-feira, sua saúde não pode esperar. O dia de se cuidar é hoje. Tim!Tim!

2 comentários:

Joyce Camargo disse...

Ótimo post!

Realmente, todo hábito só se muda com muita paciência, de forma lenta. é preciso persistência e alguma disciplina. Isso eu acho que é a parte mais complicada da reeducação alimentar. Todos querem mudanças rápidas, e nem todos estão realmente dispostos a mudar.

Abraço!

Ana Otto disse...

É verdade, Joyce!!! Mudança gera inúmeras inquietações. No próximo post vou falar um pouco sobre a adaptação no contexto das relações familiares. Daí, veremos que a disposição para mudar sofre muita influência das nossas relações pessoais. Por isso, fazendo pequenas conquistas, alcançamos um resultado real (duradouro), enfrentando menos barreiras e sem sofrimento.
Um abraço e obrigada pela visita!