Bem-vindo ao NUTRIÇÃO DE FAMÍLIA!
Aqui entendemos que a alimentação nutre mais que corpos, nutre relações.

Arabic Chinese Simplified English Spain Russian French Portuguese

terça-feira, 8 de junho de 2010

Brasília ganha banco público de sangue de cordão umbilical

Segue a notícia retirada do site do INCA.(www.inca.gov.br)

"O banco de sangue de cordão umbilical e placentário do Distrito Federal, inaugurado dia 1º de junho, na Fundação Hemocentro de Brasília, é o sétimo a integrar a Rede Brasilcord, de bancos públicos. O objetivo é aumentar as chances dos pacientes que precisam de células-tronco e não encontram doadores compatíveis.
O Brasil ocupa, atualmente, o terceiro lugar no ranking de países com maior número de doadores voluntários de medula, com um total de 1,6 milhão de cadastrados, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. A maioria dos pacientes (70%) não consegue encontrar na família um doador compatível. Daí a importância dos doadores voluntários.

As chances aumentam ainda mais por meio do armazenamento de sangue do cordão umbilical e da placenta nos bancos públicos. Isso porque quando o transplante é feito com células da medula é necessário 100% de compatibilidade genética. Com o sangue de cordão, é possível fazer o transplante a partir de 70% de compatibilidade.

O coordenador da Rede BrasilCord, Luis Fernando Bouzas, disse que a expectativa é que o sangue de 65 mil cordões e placentas sejam armazenados em cinco anos.

A Rede BrasilCord, coordenada pelo INCA, é responsável por reunir em um sistema digitalizado todos os bancos públicos de sangue de cordão umbilical e placentário no país. Dia 8 será inaugurada a unidade do Ceará e dia 24, a do Pará. Estão previstas para esse ano inaugurações no Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná. O de Minas Gerais será inaugurado em 2011.

A partir deste mês, com a normatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os custos dos transplantes de medula óssea também serão cobertos por planos particulares de saúde."

Nenhum comentário: