Bem-vindo ao NUTRIÇÃO DE FAMÍLIA!
Aqui entendemos que a alimentação nutre mais que corpos, nutre relações.

Arabic Chinese Simplified English Spain Russian French Portuguese

quinta-feira, 27 de maio de 2010

E o prato de hoje é .......Família

Bem, voltando ao prato principal, no dia 29/04/2010 escrevi um pots sobre a relação entre hábito alimentar e o grupo familiar. Mas, afinal, como podemos entender o funcionamento de uma família?
Existem vários teóricos que já estudaram e escreveram sobre isso, aqui vou me deter a alguns aspectos importantes que tem vínculo mais claro com a mudança alimentar.
Então vamos ao tema. Entendemos família como sendo um sistema. É como uma colcha de retalhos. Cada membro da família é um retalho. Tem suas características próprias, textura, estampa, cores e tamanho. Existe sozinho como indivíduo. Quando une-se cada retalho com o outro, se forma a colcha, a família. É claro que a colcha é mais do que a soma do seus retalhos. Com os mesmos retalhos podem ser feitas várias colchas diferentes ou mesmo nenhuma colcha. Assim também é a família, ela é mais do que a soma de seus membros. São as relações , a costura, que dá a sua forma.
Quando a costura é muito frouxa, vemos claramente cada retalho bem separado. Na família, as pessoas são completamente independentes umas das outras, chamamos essa forma de funcionamento de desligada. Quando, ao contrário, a costura é tão forte, que não conseguimos identificar onde começa e termina cada retalho, ou seja, os indivíduos se misturam de tal forma que existirem enquanto família é muito mais importante do que serem indivíduos, denominamos de funcionamento aglutinado. 
Pensando numa régua de coesão familiar, teríamos no ponto zero as famílias desligadas e no outro extremo, as aglutinadas. Como sabemos, para ser colcha de retalhos precisamos tanto de pertencimento quanto de independência. Dessa forma, o equilíbrio entre essas forças é sempre o mais saudável. E o que isso tem haver com alimentação? Tema para outra refeição. Bono apetit!

Nenhum comentário: